1. O Jogo

O jogo de Squash é disputado entre dois jogadores, cada um usando uma raquete, com uma bola e numa quadra, todas as três de acordo com as dimensões padronizadas da WSF.

2. O Escore (A contagem de pontos)

Uma partida se constituíra de uma melhor de 3 ou 5 jogos, conforme a opção dos promotores da competição. Cada jogo é disputado até 15 pontos, ou seja,  o jogador que primeiro completar 15 pontos ganha o jogo, exceto quando, em acontecendo pela primeira vez o empate em 14 pontos, o recebedor pode optar, antes de ser servido o próximo saque, pela continuação do jogo até 15 pontos ou ate 17 pontos, quando então o jogador que primeiro atingir a contagem, ganha o jogo. O recebedor deve, em qualquer dos casos, indicar claramente a sua opção ao Marcador, Árbitro e para seu adversário.

O marcador anunciara "
melhor de 1"
ou "melhor de 3" pontos  conforme aplicável, antes que o jogo continue.

3. Pontos

Para a contagem de pontos, não importa quem esteja servindo o saque, quem ganha a jogada marca 1 ponto e passa a ser o sacador.

4. O Saque

4.1 O jogo começa com um saque e o direito de sacar é decidido pelo giro de uma raquete. Dai em diante, o sacador continua a sacar ate que perca uma jogada, quando então seu adversário se torna sacador, e este procedimento continuara durante a partida. No inicio do segundo e de cada game subsequente, o ganhador do jogo anterior saca primeiro.

4.2 Ao inicio de cada game e de troca de sacador, o sacador tem a escolha de que lado sacara e dai em diante, alternara o lado, enquanto permanecer o sacador. No entanto, se uma jogada terminar num let, o sacador devera sacar novamente do mesmo lado.

Nota para os Oficiais

Se parecer que o sacador pretenda sacar do lado errado, ou ambos jogadores parecerem indecisos sobre o lado correto, o Marcador deve avisar qual o lado correto. Se o Marcador cometer um erro no aviso, ou se houver qualquer discussão, o Árbitro deve decidir qual o lado correto.

4.3 Para sacar, a bola devera ser largada ou lançada no ar antes de ser golpeada. Se um jogador, tendo largado ou lançado a bola, não fizer menção de golpea-la, a bola deve ser largada ou lançada outra vez para aquele saque.

4.4 Um saque não é bom e o sacador perde a vantagem se:

4.4.1 A bola, depois de ser largada ou lançada para o saque, tocar uma parede, o piso, teto ou quaisquer objetos suspensos das paredes ou teto antes de ser golpeada - Chamado "Falta".

4.4.2 No momento de golpear a bola, o sacador não tiver parte de um dos pés em contato com piso dentro da área de saque ou alguma parte deste pé estiver tocando a linha limitadora da área de saque (parte deste pé pode se projetar sobre esta linha, desde que ele não toque na linha) - Chamado "Foot-Fault".

4.4.3 O sacador fizer uma ou mais tentativa de golpear a bola, mas falhar em faze-la. - Chamado "Not up".

4.4.4 A bola não for golpeada corretamente. - Chamado "Not up".

4.4.5 A bola for para fora. - Chamado "Fora".

4.4.6 A bola é sacada contra qualquer outra parede da quadra, antes da parede frontal. - Chamado "Falta".

4.4.7 A bola é sacada para o chao ou na ou abaixo da linha de saque. - chamado "Falta" se for acima da lata e "Baixa" se for para o chao ou na lata.

4.4.8 O primeiro pique da bola, a não ser que seja voleada pelo recebedor, caia no piso antes ou fora do quarto posterior da quadra oposto ao lado do sacador. - Chamado "Falta".

4.5 O sacador não devera sacar ate que o marcador tenha anunciado o escore (o placar)

Nota para os Oficiais

O marcador não devera retardar o jogo pelo anuncio da contagem do escore. Entretanto, se o sacador sacar ou tentar sacar, antes do anuncio de contagem do escore, o Árbitro devera paralisar o jogo e solicitar ao sacador que espere ate que o anuncio do escore tenha sido feito pôr completo.

5. O jogo

Após um bom saque ser feito, os jogadores golpeiam a bola alternadamente ate que um ou outro deixe de fazer um bom retorno, a bola deixar de estar em jogo de acordo com as regras, ou a uma chamada do Marcador ou Árbitro.

6. Bom Retorno

6.1 Um retorno é bom se a bola, antes de ter tocado mais de uma vez o piso, for devolvida corretamente pelo batedor de encontro a parede frontal acima da lata, sem primeiro tocar o piso ou qualquer parte do corpo do adversário, ou a raquete , corpo ou vestuário, desde que a bola não seja golpeada para fora.

6.2 Não será considerado um bom retorno, se a bola tocar a lata antes ou depois de ter tocado a parede frontal e antes de tocar no piso, ou se a raquete não estiver na mão do jogador quando a bola for golpeada.

7. Continuidade do Jogo

Depois que o primeiro saque for feito, o jogo deve ser contínuo, a não ser que:

7.1 A qualquer hora, o jogo pode ser suspenso, devido a má iluminação ou outras circunstancias alem do controle dos jogadores, pôr um período que o Árbitro deve decidir. O escore deve permanecer o mesmo.

Se uma outra quadra estiver disponível quando a quadra em questão permanecer inadequada, a partida pode ser transferida para ela, se os dois jogadores concordarem ou se decidido pelo Árbitro.

Na eventualidade do jogo ser suspenso pelo dia, o escore deve permanecer, a não ser que os dois jogadores concordem em recomeçar a partida outra vez.

7.2 Um intervalo de noventa segundos deve s
er observado entre cada game.

 

 

 
  HOME | VOLTAR